Essa foi a grande polêmica do futebol. CBF reconheceu os títulos brasileiro deste de 59, os mais favorecidos com isso foi o Santos (de 2 foi para 8) e o Palmeiras (de 4 foi para 8).
Muito se discutiu nessas semanas, contrários e favoráveis. Eu defendo que a historia não pode ser esquecida, se essa era a organização que se tinha então devemos reconhecer.
Mas fica a pergunta, por que agora? Quando o Fluminense se auto declarou tri-campeão a CBF decidi reconhecer esses titulos?
Por que se bem me lembro, pior campeonato que eu já vi foi "Copa João Avelange". Vale apena aqui dizer que esse campeonato foi o que tirou, de forma vergonhosa, o Fluminense de uma situação desagradável de ir para além 3ª divisão. Mas esse nem de longe é o pior fato, o pior foi considerar o Vasco campeão brasileiro. Ora se o Vasco pode levantar aquela taça e se dizer campeão, nada mais justo que os campeões pós 59 façam o mesmo.
De qualquer forma a historia do futebol começou muito antes de 59 e não podemos ignora-lá. Aceito sim que Santos e Palmeiras digam que sejam os maiores campeões de toda historia, por que foram.
E sinceramente um dia espero um futebol sem uma CBF tem obscura e sem critério.
Só para constar que nenhum time foi acrescentado a lista de campeões brasileiros.
Só para constar que nenhum time foi acrescentado a lista de campeões brasileiros.