img-feed img-feed-email

As Ultimas coisas que escrevi.....

28 de agosto de 2008

Quadrinhos não PORRA, é HQ!!!!!!!!!

“Olha que legal você também gosta de quadrinhos?” quantas vezes eu ouvi isso, muitas e muitas. Mas aqui eu pretendo dizer qual a diferença.

Pois bem, quadrinhos é uma leitura interessante para crianças. Turma da Mônica, Mickey e cia, isso é quadrinho. Um local onde tudo é bonito, os Super Vilões não falam nem palavrão, e vamos concorda que eles tem umas idéias bem besta, agressão é algo leve. Ah! Nos quadrinhos as pessoas não tem forma de pessoas, elas são coisas engraçadas e de aparência arredondadas. Isso é quadrinhos, onde as historias começam e terminam no mesmo gibi.
HQ por sua vez, conta a historia de um universo. Seus desenhos são mais próximo da realidade, e seus vilões, por exemplo o Coringa, tradicional inimigo do Batman, são pessoas más, no caso do Coringa ele é realmente muito mal, e a violência é maior, tudo bem que as vezes... só as vezes... tudo bem quase sempre... a violência é exagerada! Mas é a HQ, então tudo bem... Para todos, HQ não é Quadrinhos.
Ta dae a galera pergunta: “Mas HQ não é Historinha em Quadrinhos?” Sim, mas é um estilo, HQ é HQ e Quadrinhos é Quadrinhos.
Para todos os adultos fãs de Quadrinhos, não se sintam ofendidos, por eu falar que Quadrinhos é literatura de criança, primeiro por que o publico alvo são as crianças, segundo que vocês são os adultos “gente boa” que não esquecem que um dia foram crianças.

Um comentário:

  1. Não me incomodo com o termo "quadrinhos", até por ser uma forma síncope de História em Quadrinhos. O profissional que desenha as HQ's é chamado de quadrinhista, o Fantasma, primeiro herói em "quadrinhos", surgiu nas famosas "Revistas em Quadrinhos", e por aí vai. Acho que de para ser tão fundamentalista na questão "estilo", a diferença não está no quadrinhos x HQ; mas sim no Gibi x HQ. Gibi sim, esse é um estilo de quadrinhos para crianças. E, ainda assim não me incomoda tanto, por ser o nome da primeira revista em quadrinhos do Brasil "O clássico Gibi: as aventuras de Reco-reco, Bolão e Azeitona". Nos Estados Unidos, infelizmente a Meca dos HQ's, recebem o nome de Comics, que eu acho que é muito pior (algo do tipo, comediazinhas). Agora o universo dos quadrinhos merece respeito, tanto que eu considero a 8ª arte). Enfim, seu blog está ganhando corpo, parabéns. Fundamentalismos também fazem parte de nossas intelectualidades. Afinal, todo ecletismo é também uma forma de autoritarismo. Abraços e continue escrevendo!

    ResponderExcluir

Esse é o da google

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Bem, por onde começar, filho de João Carlos de Oliveira e Terezinha de Fatima da Costa. Curitibano, sou, ou tento ser, Comunista, Fã de HQ, cinema, series e desenhos animados, Tricolor de coração, os maiores tricolores, pra mim, são São Paulo e Paraná Clube. Gosto de festas, bares e qualquer lugar aonde eu esteja com meus amigos. Estudante de Matématica Industrial na UFPR.... Mais coisas sobre minha pessoa eu escreverei aqui neste Blog....
 
▲ TOPO ▲