img-feed img-feed-email

As Ultimas coisas que escrevi.....

8 de dezembro de 2009

Star Wars

A long time ago in a galaxy far, far away.

Bom, com o começo do festival Star Wars na Band, eu me vejo obrigado a falar um pouco dessa maravilhosa saga.
Pra que fique bem claro, Star Wars é muito mais do que os seis filmes. Existe diversos produtos e sagas que se derivaram desses grandes clássicos do cinema internacional.
Vamos começar, o que é esse universo?????? Bem ele é muito envolvente, pois você tem dois lados na grande disputa pela ordem do universo, de um lado os Jedis, que são os mantenedores da ordem, uma seita muita antiga de embaixadores da paz. A FORÇA é o seu grande instrumento nessa luta. De outro lado você tem os Sith, tão antigos quantos os Jedis, eles só procuram controlar a FORÇA para tomar o controle de tudo, em sua grande maioria são antigos Jedis seduzidos pelo lado negro.
Onde acontece tudo isso?????? Na Republica da Galaxia, um grande sistema formado por diversos Planetas. A Republica é o berço da disputas, através dos seculos, pelos seguidores da FORÇA.
Os Sith e os Jedis são muitos parecidos em questões mais gerais, a grande diferença é que os Jedi possuem uma ordem ao qual eles se remente. Já os Sith, tradicionalmente "Só dois ha, um mestre um aprendiz, nem mais nem mesmo só dois", nas palavras do mestre Yoda, mas é uma verdade o mestre ensina o aprendiz este quando atinge um certo patamar ele mata o mestre e assume o seu lugar.
Mas o que é a FORÇA???????? "Um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa.", segundo Obi-Wan Kenobi, a FORÇA é vida, e vida é FORÇA. Muitas vezes ela aparece como um entidade com uma quase consciência cósmica.
A Fonte do poder dos Jedis e dos Sith da a eles, um aumento dos atributos fisicos,habilidades telepáticas (como visões precognitivas e controle/sugestão mental.), empatia com outros atuantes da Força, telecinese, ataques de energia sob diversas formas, esse ultimo mas usados pelos Sith, entre outros poderes.
Midi-chlorians são pequenos organismos vivos que estão em tudo, e são usados para calcular a sensibilidade do ser a FORÇA, ou seja, quanto mais midi-chlorians no seu organismo mais sensível a FORÇA você é.
Isso é apenas uma parte do que é o universo Star Wars, esse universo que conseguiu criar uma legião de fãs e por que não dizer de adoradores, já que existe algumas pessoas que tem na FORÇA sua religião. Como um grande fã de Star Wars não poderia terminar esse texto de outra forma se não:

"Que a FORÇA esteja com vocês"

3 comentários:

  1. Caro Joni,
    Passei para dar uma olhada como anda a Shreklandia.
    Não posso ir embora sem dar a opinião, polemizando.
    Star Wars é um projeto gigante, mas muito ruim. Ao menos nos primeiros (os do meio, feitos antes, risos) Luke é o típico herói americano salvador da pátria, que aparece na hora exata com suas habilidade e destreza sensacionais para resolver o problema.
    Tem amigos, mas é "o cara". Solução individualista e bem burguesa.
    Geroge Lucas criou técnicas novas e investiu no avanço dos efeitos especiais. Há propostas filosóficas muito melhores na sétima arte. O enredo da saga é de doer.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho star wars o melhor filme já feito,mas quem ñ percebe que o filme foi feito de um jeito tão interessante que quem salva o luke é o darth vader,pois todos (4,5,6)aparenta que é o luke que iria matar o imperador palpatine,cujo o final foi inesperado para todos.e que a Que a força esteja com vocês.

    ResponderExcluir
  3. Leo,

    Algumas coisas no universo são extremamente perigosas de se provocar polêmica. Entre elas: Star Wars, Beatles e xadrez. Somente faça alguma crítica se estiver disposto a ter seu couro separado de seu corpo em plena praça pública por uma verdadeira legião de fãs alucinados. rsrsrs

    Mas, mesmo não sendo um membro dessa imensa legião, sou obrigado a sair em defesa de Star Wars.

    Ao contrário do que você pensa, Luke não é tão heroi salvador da pátria assim (como o escoteiro de Kripton). Pelo contrário, ele é velho demais para ser este salvador - ainda que seja a única esperança para um, ridículo em número, grupo de subversivos que desejam derrubar o Império do mal de proporções universais (capaz de destruir planetas inteiros apenas para demonstrar seu poder). E a raiva, o medo, - sensações inadequadas para um heroi com o poder de Luke, estarão constantemente presentes em sua vida.

    Outra coisa importante, que sou obrigado a discordar de ti, em defesa da saga, é justamente o enredo da história. É um enredo envolvente, além de genial. Ele consegue demonstrar com riqueza a personalidade de um império, seu apogeu e queda; em torno de um outro Skywalker: Anakin (que irá se transformar em Darth Vader - e, este sim, o salvador do universo - que se sacrifica para isto).

    Voltando para Luke, ele não tem apenas amigos que o ajudam. É impossível para ele fazer qualquer coisa sem o subversivo exército rebelde. Ele não é um Deus. Inclusive, quando haviam muito mais Jedis (todos muito poderosos), eles foram derrotados pela genialidade de Palpatine (o senador que irá se transformar em Imperador do Mal; que consegue dar um senhor golpe de Estado - unificando lados de uma guerra em que ele mesmo criou). Ou seja, é um enredo maior que a própria saga, o que demonstra a genialidade da obra.

    Por fim, não é apenas um caro projeto. Ele revolucionou elementos do cinema já em seu primeiro filme (que não tinha a pretensão de ser uma saga imensa, cheia da grana, e com pesados incrementos tecnológicos). Criou um novo conceito de movimento no espaço - possibilitando as tomadas de câmera fora das naves nos combates espaciais - além de outras coisas (como por exemplo, R2D2 ter personalidade sem antropomorfismos).

    Com certeza há projetos mais profundos, com propostas filosóficas melhor elaboradas na sétima arte. Mas o vulto de Star Wars não deve ser ignorado.

    Amplexos

    Michael Genofre

    ResponderExcluir

Esse é o da google

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Bem, por onde começar, filho de João Carlos de Oliveira e Terezinha de Fatima da Costa. Curitibano, sou, ou tento ser, Comunista, Fã de HQ, cinema, series e desenhos animados, Tricolor de coração, os maiores tricolores, pra mim, são São Paulo e Paraná Clube. Gosto de festas, bares e qualquer lugar aonde eu esteja com meus amigos. Estudante de Matématica Industrial na UFPR.... Mais coisas sobre minha pessoa eu escreverei aqui neste Blog....
 
▲ TOPO ▲