img-feed img-feed-email

As Ultimas coisas que escrevi.....

8 de setembro de 2009

Sistema Único de Saúde

O Sistema único de saúde, é sem duvida uma das coisas mas revolucionarias da constituição de 1988, mas essa discussão teve incio em 9 de setembro de 1979, no primeiro simpósio de política nacional de saúde, pela câmara de deputados. Foi realmente ativado em 28 de dezembro de 1990, quando ele tomou a forma que tem hoje.
Bem passado todo esse tempo, oque que nós temos hoje? Bem dizer tudo não presta é um tanto exagero, mas devemos dizer que temos um sistema ainda muito longe de ser o que realmente devia ser.
Longas filas, e postos quase sem medicamentos, médicos que te atende em 30 segundos, exames demorados, burocracia, enfim eu poderia listar mais umas mil coisas. Mas devemos lembrar em que em poucos ou quase nenhum lugar do mundo se tem um sistema como o nosso, que em sua teoria, não destinge ricos de pobre e garante que todos tenham acesso.
Se essa é a teoria então qual é o problema? Bom, primeiro por que vivemos em uma sociedade que distingue o rico do pobre, segunda que quem usa saúde publica é só o pobre, terceiro os governantes fingem que isso é prioridade, e eu aqui também poderia citar mas umas mil coisas.
Mesmo com todo o problema ainda assim é melhor do que nada.
O grande problema do sistema é que ele não é humano. Como assim? Ora, se você não olhar para uma pessoa, um paciente e não um numero, então esse sistema não é humanitário. Mas o problema não está no Posto de Saúde. E sim está nas Secretarias de Saúde, que em uma maioria de governos e dada como um grande ralo de dinheiro, e quando se gasta, gasta mal. Nos vivemos em um estado que prefere gastar com os sintomas em vez da doença, ou seja, se investe milhões em medicamentos, e migalhas em prevenção.
O resultado de tudo isso é um povo doente e com necessidade de atenção por seus governantes.
Mas nem tudo esta perdido devemos nos juntar e lutar pela implementação 100% do SUS, por uma saúde para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é o da google

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Bem, por onde começar, filho de João Carlos de Oliveira e Terezinha de Fatima da Costa. Curitibano, sou, ou tento ser, Comunista, Fã de HQ, cinema, series e desenhos animados, Tricolor de coração, os maiores tricolores, pra mim, são São Paulo e Paraná Clube. Gosto de festas, bares e qualquer lugar aonde eu esteja com meus amigos. Estudante de Matématica Industrial na UFPR.... Mais coisas sobre minha pessoa eu escreverei aqui neste Blog....
 
▲ TOPO ▲